(55)83 87259770

NO AR

Radio Midia Livre

radiomidialivre.com.br

Brasil

UM CAMPEÃO PARAIBANO ESQUECIDO PELO TEMPO

UM CAMPEÃO PARAIBANO ESQUECIDO PELO TEMPO

Publicada em 19/06/24 às 19:22h - 37 visualizações

por Tavinho Sá Leitão


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: (Foto: Reprodução / TV Paraíba))

Ivan Simão da Cunha Gomes, o Ivan Gomes, paraibano de Campina Grande, lutador dos anos sessenta e setenta e considerado uma legenda da luta livre de todos os tempos.


Ivan era invencível, seu currículo apresenta mais de duzentas lutas comprovadas. Para muitos especialistas, deveria ser reverenciado como o maior lutador de Vale-Tudo do século passado. Era respeitado por todos os grandes lutadores, desde seu mestre Hélio Gracie até Waldemar Santana. Em uma entrevista, Carlson Gracie, outro mito do Jiu-Jitsu, confessou que foi contra Ivan, sua luta mais difícil (terminou em empate).

Nos
anos 70, ouvia muitos comentários sobre Ivan,  os campinenses falavam com muito orgulho do seu campeão, de como vencera a luta contra Waldemar Santana, como levantou um lutador de 100 quilos e o arremessou fora do ringue, da injustiça dos juízes na luta contra um Holandês no Japão...

Na década de setenta montou sua academia na rua Venancio Neiva, em Campina Grande onde repassou suas técnicas de luta chamada de “O sistema Ivan Gomes”, método praticado até hoje.

Ivan faleceu em 1990, ainda jovem, aos 50 anos, de acordo com informações colhidas na Internet, vítima de complicações renais. Mesmo com todas as conquistas, está meio esquecido - uma pesquisa feita pelo site TATAME revela que 65% dos brasileiros que hoje acompanham o Vale-Tudo não sabem sequer quem foi o lutador.

Tavinho Sá Leitão




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete

Nenhum registro encontrado








.

Bem vindo

(83)98725-9770

Visitas: 50038
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2024 - Radio Midia Livre - Prazer em tê-lo aqui
Converse conosco pelo Whatsapp!