Em meio à queda de popularidade e críticas crescentes à condução do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou a campanha publicitária “Brasil dos Brasileiros”, com um custo estimado em R$ 50 milhões — tudo para convencer a população de que o país está “dando a volta por cima”. O primeiro vídeo foi exibido em horário nobre, durante o intervalo do Jornal Nacional, em um espaço comercial que custa caro e não aceita falhas de audiência.
Idealizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), sob direção do marqueteiro Sidônio Palmeira, a campanha tenta vender uma imagem de otimismo num cenário em que 56% da população desaprova o governo, segundo a mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada na véspera. Em vez de encarar os dados, o Planalto decidiu que era hora de lançar mão de uma velha aliada: a publicidade institucional com estética de propaganda eleitoral disfarçada.
O vídeo mistura imagens de brasileiros “superando dificuldades”, com menções ao “menor desemprego da história”, ao retorno do Brasil ao grupo das dez maiores economias do mundo e a histórias inspiradoras de cidadãos que teriam deixado o Bolsa Família e aumentado a renda. Tudo com trilha emocional, frases genéricas e, claro, a mensagem central.
Hora Brasília