(55)83 987259770

NO AR

Radio Midia Livre

radiomidialivre.com.br

Brasil

o que acontece agora com a Igreja após a morte do Papa Francisco

Publicada em 21/04/25 às 12:27h - 37 visualizações

por Por Conexão Política


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: RCP/Medea)

Com o trono de São Pedro vazio, Igreja Católica inicia ritos para escolha do novo pontífice, sob comando do Camerlengo e com eleições previstas para as próximas semanas.

Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica entrou oficialmente no período conhecido como sede vacante, expressão latina que significa “assento vazio”. Isso ocorre sempre que o cargo de Bispo de Roma — o papa — fica vago, seja por renúncia ou falecimento.

A partir do momento em que a morte do pontífice é confirmada pelo Camerlengo, neste caso o cardeal Kevin Farrell, uma série de protocolos é desencadeada. Segundo a tradição, o Camerlengo chama o nome de batismo do papa três vezes — Jorge Mario Bergoglio — sem resposta. Depois, sela os aposentos papais, destrói o anel do pescador e o selo oficial, encerrando simbolicamente o seu pontificado.

Funeral e luto

O funeral do Papa deverá acontecer entre quatro e seis dias após a morte, seguido por um período de nove dias de luto oficial da Igreja. Durante esse tempo, missas e cerimônias serão realizadas em honra ao pontífice falecido.

Conclave e eleição do novo Papa

Entre 15 e 20 dias após a morte de Francisco, será convocado o conclave — reunião exclusiva dos cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos, que têm a missão de eleger o novo papa. Atualmente, são 135 cardeais aptos a votar, incluindo quatro portugueses.

O conclave ocorre na Capela Sistina, no Vaticano, sob forte sigilo. Durante todo o processo, os cardeais ficam isolados do mundo exterior, hospedados na Casa Santa Marta. A área é inspecionada para impedir qualquer comunicação ou escuta indevida.

No primeiro dia, há uma única votação. A partir do segundo, os cardeais votam quatro vezes por dia. Os votos são queimados após cada rodada: a fumaça preta indica que não houve consenso; a branca, que um novo papa foi escolhido. Para que haja eleição, o candidato precisa de dois terços dos votos.

Habemus Papam

Assim que um cardeal aceita a eleição, ele escolhe seu nome pontifício e veste pela primeira vez os trajes papais. Em seguida, o decano do Colégio Cardinalício anuncia na sacada da Basílica de São Pedro: “Habemus Papam” — “Temos Papa”.

O novo pontífice, então, aparece ao público e profere sua primeira bênção Urbi et Orbi, à cidade de Roma e ao mundo, encerrando o período de sede vacante e dando início a um novo capítulo da Igreja Católica.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Bem vindo

(83)98725-9770

Visitas: 163472
Usuários Online: 138
Copyright (c) 2025 - Radio Midia Livre - OBRIGADO POR VISITAR NOSSO SITE
Converse conosco pelo Whatsapp!