Levantamento nacional realizado pelo Paraná Pesquisas, instituto que mais acertou resultados na história recente das eleições brasileiras, aponta que, se a disputa presidencial fosse hoje, Lula (PT) perderia em segundo turno para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para sua mulher Michelle (PL) e também para o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). O petista levaria a melhor apenas no caso de o adversário vir a ser o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Segundo turno: Bolsonaro 46% a 40,4%.
De acordo com a pesquisa, Lula perderia para Bolsonaro em primeiro turno por mais de cinco pontos percentuais de diferença, isto é, de 38,5% a 33,3%. Em terceiro lugar estaria Ciro Gomes (PDT) com 9,7%, seguido de Ronaldo Caiado (União) com 3,6%, Eduardo Leite (PSDB) com 2,9% e Helder Barbalho (MDB) 1%. Nesse Cenário 1, 4,2% não sabem ou não opinaram e 7% optariam por votar branco ou nulo.
A diferença pró-Bolsonaro aumentaria mais um pouco (46% a 40,4%), na simulação de segundo turno contra o atual ocupante do cargo, con 4,6% mantendose “em cima do muro” e 9% afirmando que, nessa hipótese, votariam em branco ou nulo.