(55)83 987259770

NO AR

Radio Midia Livre

radiomidialivre.com.br

Brasil

Um salto que o frei nao sabia ?

Publicada em 25/04/25 às 10:03h - 27 visualizações

por Hora Brasília


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Ricardo Stuckert)












Nos últimos três anos, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) registrou um crescimento vertiginoso em sua receita: um salto de R$ 100 milhões no faturamento, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Esse aumento expressivo ocorre no mesmo período em que a entidade passou a ser investigada pela Polícia Federal, por suspeita de participação em um esquema bilionário de descontos indevidos aplicados diretamente nos benefícios pagos a aposentados pelo INSS. A informação é do portal Metrópoles.
O Sindnapi tem entre seus dirigentes o vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A entidade é apontada como uma das principais beneficiárias do modelo de filiação automática atrelada à contratação de crédito consignado — prática que, segundo especialistas, configura indício de venda casada, ao condicionar a liberação do empréstimo à adesão ao sindicato e ao consequente desconto mensal no benefício do INSS.

Auditores do TCU identificaram que quase meio milhão de novas filiações feitas ao Sindnapi somente em 2023 tiveram os descontos iniciados em datas próximas à celebração de contratos de crédito consignado. Essa coincidência acendeu alertas nos órgãos de controle, que agora investigam como o sindicato multiplicou sua base de arrecadação e quais foram os reais critérios para essas associações.

Apesar das evidências, o TCU evitou até o momento emitir recomendações firmes contra a prática, limitando-se a apontar as incongruências sem aplicar sanções. O caso, no entanto, foi incluído no inquérito da Polícia Federal, que apura se aposentados foram induzidos ou enganados a autorizar os descontos.

O Sindnapi tem conseguido vitórias em ações movidas por aposentados na Justiça, apresentando como defesa vídeos e gravações de supostos consentimentos. Em um dos vídeos, uma beneficiária diz:

“Eu concordo em me associar ao Sindnapi, com desconto de 2,5% do valor do meu benefício.”

Mas advogados de aposentados contestam, dizendo que muitos foram levados a crer que a filiação era parte obrigatória do processo de obtenção de empréstimos.

Hora Brasilia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Bem vindo

(83)98725-9770

Visitas: 163448
Usuários Online: 139
Copyright (c) 2025 - Radio Midia Livre - OBRIGADO POR VISITAR NOSSO SITE
Converse conosco pelo Whatsapp!