A Operação Column mobiliza 70 agentes da Polícia Federal, nesta terça-feira (29), para prender três suspeitos de movimentar R$ 89 milhões, em apenas três anos, com tráfico de drogas. O cerco visa desarticular e descapitalizar a organização criminosa liderada da Paraíba e com gerente e operadores no Distrito Federal.
Além dos três mandados de prisão, os policiais cumprem 15 mandados de busca e apreensão e 18 ordens de constrição patrimonial, bloqueio de bens, em ordens judiciais expedidas pela Justiça do Distrito Federal. Os alvos estão na capital federal e nos estados da Paraíba, de Goiás e do Maranhão.
“As investigações, iniciadas em fevereiro deste ano, indicam que o líder da organização comandava as atividades ilícitas a partir do estado da Paraíba, contando com o apoio de um gerente e diversos “braços operacionais” no Distrito Federal. Além disso, foi identificada uma complexa rede de pessoas interpostas responsáveis pela movimentação dissimulada dos valores obtidos com o tráfico de drogas”, detalha a PF.
A investigação ainda identificou um esquema de lavagem de dinheiro que utilizava empresas de fachada para ocultar os recursos provenientes das atividades criminosas.
A operação tem apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal (FICCO/DF) e do Batalhão de ROTAM da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).