(55)83 987259770

NO AR

Radio Midia Livre

radiomidialivre.com.br

Brasil

Um escandalo que nunca foi apurado, a tomada de tres pinos.

Publicada em 03/05/25 às 18:48h - 51 visualizações

por Radio Midia Livre


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Radio Midia Livre )





Quem viajou para fora do brasil, sabe que a tomada de três pinos não existe em lugar nenhum.

Quem compra eletrodoméstica importado, tem que ter um adaptador para poder se conectar na corrente elétrica.

Todos os produtos que compramos referentes a informática, depende de um adaptador para se conectar na corrente elétrica.

Bom, como todo mundo sabe que o Brasil, é pobre em tecnologia, e quase tudo que usamos temos que ter um adaptador.

Agora vem a pergunta: Porque:

Quem criou essa bendita tomada de três pinos?

Vamos a questão:

No ano de 2000, O presidente do Instituto Nacional de metrologia, (inmetro),

O Sr. Armando Martiante Carvalho Junior, fez com que quase duzentos milhes de brasileiro gastasse R$ 1.4 bilhões para trocar a tomada

Armando Mariante Carvalho Junior, obrigou 196 milhões de pessoas a gastar ao menos R$ 1,4 bilhão para a troca potencial de tomadas em mais de 60 milhões de residências em todo o Brasil. Carvalho hoje integra o rol de investigados na Operação Lava Jato, mas não por ter liderado a incômoda revolução da tomada dos três pinos. Como ex-vice-presidente do BNDES, ele é investigado por participação em empréstimos fraudulentos ao pecuarista José Carlos Bumlai, o amigo do ex-presidente Lula que foi condenado a quase dez anos de prisão por corrupção e gestão fraudulenta.

No caso dos três pinos, Carvalho estabeleceu, por meio de portaria, prazos para que fabricantes e comerciantes de material elétrico e eletrodomésticos se adaptassem ao padrão NBR 14136 — um termo alfanumérico que define tecnicamente a nova tomada. Em 1º de julho, a tomada de três pinos completa seu sétimo ano de existência obrigatória. Ninguém mais pode fabricar ou importar aparelhos com plugues ou tomadas fora do padrão, sob pena de elevadas multas. Ninguém pode também vender no varejo tomadas velhas nem eletrodomésticos com o plugue antigo.

Duas perguntas, no entanto, ainda assombram os brasileiros: por que o padrão de tomadas e plugues foi alterado? E quem, afinal, ganhou com isso? Carvalho não quis responder às perguntas de ÉPOCA. O executivo Marco Aurélio Sprovieri Rodrigues, o maior inimigo que a tomada de três pinos já teve, verbalizou a hipótese mais frequente no setor de varejistas do comércio elétrico. Apontou uma multinacional francesa como beneficiária direta da adoção da tomada de três pinos.

Só pra não esquecer em 2000, o presidente da república, era o esquerdista Fernando Henrique Cardoso.

Por: Tavinho Sá Leitão 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Nilton Tavares Vieira

04/05/2025 - 06:19:04

A tomada de 3 pinos possui um grande diferencial que é a existência de um orifício extra para receber o pino do fio terra do plugue, isso acaba oferecendo mais segurança ao usuário. Vale lembrar que caso haja uma fuga de eletricidade pela tomada, este modelo não dá choque e por isso ele é utilizado em vários países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda e Arábia Saudita – mesmo que não com um mesmo layout.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Bem vindo

(83)98725-9770

Visitas: 161721
Usuários Online: 98
Copyright (c) 2025 - Radio Midia Livre - OBRIGADO POR VISITAR NOSSO SITE
Converse conosco pelo Whatsapp!