Professora Maria Zenaide Brasilino
Maria Zenaide Brasilino nasceu em Piancó. Filha do coletor estadual Clodoaldo Brasilino Leite e da educadora Maria de Lourdes Azevedo Brasilino, aos cinco ano de idade começou a sua vida escolar. Das primeira Letras até a quarta série, manteve todos os conceitos de boa aluna do grupo Escolar Ademar Leite. Aprovada em um teste de capacitação ingressou no curso profissionalizante da Escola Normal Santo Antônio, sob a orientação das abnegadas filhas de Santa Tereza. Cursou a normal professora primaria, profissão que exerceu com verdadeira vocação e lhe proporcionou jovem ainda, diante da impossibilidade de exercer o magistério público e na ansiedade incontida de começar vida a sua vida de mestra, organizou na sua residência uma escolinha para principiantes, aumentando a cada dia a tendencia pelo ensino e o amor pelas crianças.
Um ano depois foi nomeada professora no grupo Ademar Leite, conseguindo desempenhar um papel destacável, através dos ensinamentos colhidos e dom maravilhoso que Deus lhe concedeu.
Com integrante da equipe dirigente do colégio Municipal Santa Ana deixou um marco pela sua capacidade e idealismo.
Sob sua orientação A escola Normal Santo Antônio, durante doze anos, teve um impulso considerável, na condução do processo educacional de crianças jovens mantendo uma tradição da família, no aspecto da amizade e religiosidade, sempre lutando pelo crescimento da sua terra natal, além de ser presença marcante em todos os acontecimentos de Piancó.
Em 18 de julho de 1981 casou se com o bacharel em direito, Severino Carvalho Lopes e faleceu em 26 de outubro de 1984.
Piancó em Revista